Fraldas Infantis BabyBoo  Blog

01. julho 2019

A comunicação do bebê por meio de sinais

A comunicação do bebê por meio de sinais

Antes de aprender a falar, os bebês podem se comunicar de outras formas, como pelo tipo de choro ou pela expressão corporal. Claro que o comportamento varia de criança para criança, mas com o tempo os pais começam a entender as particularidades do filho. Confira algumas linguagens comuns dos bebês.

Tipos de choro

Tipos de choro do bebê - BabyBoo
  • Chamar a atenção: quando a criança fica sozinha por muito tempo, ela chora para que a peguem no braço. Primeiro grita por cinco ou seis segundos e se acalma por cerca de 20 segundos. Caso os pais não respondam ao pedido, o ciclo se repete várias vezes até ser contínuo.
  • Fome: o bebê pode começar chorando para chamar a atenção, mas caso ele seja pego no colo sem ser alimentado, o choro continuará e o bebê poderá mexer a cabeça e fazer barulho de sucção.
  • Dor: quando a criança está sentindo dor, ela chora de maneira uniforme, forte e incessante. Periodicamente, o bebê poderá suspirar com força indicando que as sensações aumentaram.
  • Incômodo: quando o bebê estiver com a fralda cheia ou com frio ou calor, seu choro poderá ser irritado e intermitente, acompanhado de agitação.
  • Sono: se a criança está com sono, mas por algum motivo externo não pode dormir, seu choro será monótono e acompanhado por bocejos.

Expressões corporais

  • Mexer a cabeça de maneira ritmada: é um movimento de “autotranquilização”. O bebê pode fazer isso na hora de dormir ou na companhia de pessoas desconhecidas.
Expressões corporais do bebê - BabyBoo
  • Apertar os punhos: é sinal de fome. Portanto, se visto a tempo, poderá evitar o choro.
  • Dobrar os joelhos: pode ser que o bebê esteja com cólica. Ele faz este movimento para tentar aliviar a dor.
  • Levantar os braços bruscamente: isso significa que o bebê se assustou com algum fator externo, como um som forte, uma luz brilhante ou um despertar repentino.
  • Arquear-se: bebês com menos de dois meses fazem este movimento em resposta a dores e cólicas. Já se o fizerem após a mamada, estão querendo mostrar-se satisfeitos. Em crianças maiores de dois meses, pode ser sinal de cansaço.

Veja também: Fases do sono do recém-nascido

A BabyBoo é uma linha de fraldas infantis da SEPAC, que procura levar mais conforto e segurança para seu bebê, todos os dias e em todas as fases.

Acesse nosso site: www.linhababyboo.com.br

2 Comentários

Deixar um comentário