Fraldas Infantis BabyBoo  Blog

29. abril 2019

Bebê prematuro em casa: cuidados básicos

Bebê prematuro em casa: cuidados básicos

Os bebês que nascem prematuramente podem permanecer no hospital até chegarem ao que seria a 36ª semana de gestação ou, em alguns casos, até a data prevista para o parto.

Para receber alta, os prematuros devem estar com pelo menos dois quilos, alimentando-se bem e com facilidade e sendo capazes de respirar sozinhos.

Depois de tanta espera, é muito emocionante levar o bebê para casa para conhecer os familiares e amigos. Para ajudar neste momento, confira alguns cuidados básicos que vão garantir o bem-estar do bebê.

Amamentação

Amamentação de prematuros em casa - BabyBoo

O leite materno é a maior fonte de nutrientes para o bebê. Por isso, amamente-o em livre demanda, ou seja, sempre que ele quiser. Acorde-o para mamar se ele estiver dormindo há mais de quatro horas, pois ele vai precisar de muitos nutrientes!

A Organização Mundial da Saúde recomenda que todos os bebês sejam alimentados exclusivamente com o leite materno até os seis meses de idade. Entretanto, após esse período, ainda é muito importante que a amamentação continue presente na vida do pequeno até os dois anos ou mais. Principalmente se for um bebê que nasceu prematuro.

Temperatura correta

Temperatura correta para prematuros - BabyBoo

No início, os bebês prematuros têm mais dificuldade em manter a temperatura corporal controlada. Portanto, para saber se o bebê está com frio ou calor, sinta a temperatura da barriga, peito, costas ou cabeça da criança. Um termômetro também pode ser usado. Se a temperatura for inferior a 36 ºC, o bebê precisa ser aquecido, por meio de roupas e cobertores ou pelo contato físico com os pais.

Passeios e visitas

Passeios e visitas - BabyBoo

Nos primeiros meses é fundamental evitar ir com o bebê a lugares aglomerados ou fechados, como shoppings, supermercados ou festas de aniversário em buffets.

Se ele já estiver pesando mais de 2,5 quilos e com as primeiras vacinas em dia, os pais podem levá-lo a passeios ao ar livre em lugares com poucas pessoas para estimular o sistema imunológico do pequeno.

Para cuidar de um recém-nascido é muito importante ter todo o ambiente higienizado adequadamente, incluindo as roupas, acessórios e até mesmo as mãos dos pais. Outro ponto bastante importante são as primeiras visitas ao recém-nascido, que devem acontecer apenas após o 3º mês de vida do bebê. Os familiares e amigos devem sempre lavar as mãos antes de tocá-lo e evitar contato se estiverem com gripe ou resfriado.

Além disso, é imprescindível manter o acompanhamento médico para garantir o desenvolvimento saudável do pequeno. Em caso de dúvidas, entre em contato com o pediatra do bebê!

Veja também: Testes que o recém-nascido deve fazer antes de ir para casa

A BabyBoo é uma linha de fraldas infantis da SEPAC, que procura levar mais conforto e segurança para seu bebê, todos os dias e em todas as fases.

Acesse nosso site: www.linhababyboo.com.br

1 comentário

  • Erivania

    abril 30, 04 2019 03:24:03

    Temos que ter bastante cuidado a minha sublinha nasceu de 6 meses e duas semanas.

Deixar um comentário