Fraldas Infantis BabyBoo  Blog

07. janeiro 2019

Como fortalecer a musculatura do bebê

Como fortalecer a musculatura do bebê

No processo de desenvolvimento do equilíbrio, da agilidade e da consciência do próprio corpo do bebê, é preciso ajudá-lo a fortalecer a musculatura. Confira algumas dicas na matéria!

Músculos faciais

Para o desenvolvimento da fala é fundamental fortalecer os músculos faciais envolvidos na emissão dos sons. E você sabia que o bebê consegue trabalhar essa área enquanto mama? Isso mesmo, a amamentação, além de oferecer diversos benefícios à saúde, ajuda em mais esse aspecto, devido à força que o recém-nascido precisa exercer para sugar o leite.

De barriga para baixo

De barriga para baixo

A partir do primeiro mês de vida, você pode deixar o bebê apoiado de barriga para baixo em uma superfície plana e firme para fortalecer a musculatura do pescoço. Comece deixando-o nessa posição por dois períodos diários de mais ou menos três minutos e aumente o tempo gradualmente. Aos seis meses, ele já começará a se sentar sozinho.

Brincadeiras no chão

É fundamental que o bebê brinque livremente a partir dos seis meses. Portanto, procure deixá-lo no chão com alguns brinquedos e almofadas para que ele possa se movimentar e fortalecer a musculatura do corpo.

Batendo palmas

Batendo palmas

Uma maneira muito eficaz de desenvolver a coordenação motora do pequeno é ensinar ritmos utilizando as mãos. A partir do sétimo mês, bata palmas ao som das músicas favoritas dele, explorando diferentes padrões.

Degrau por degrau

Subir escadas é um ótimo exercício para fortalecer a musculatura e desenvolver a coordenação motora grosseira. Com 1 ano, você já pode praticar a atividade com o seu filho. Lembre-se de supervisioná-lo o tempo todo para garantir a sua segurança.

Além dessas atividades, confira alguns exercícios para fazer com o bebê:

De 0 a 6 meses

  • Com o bebê deitado de barriga para baixo, coloque seus dedos indicadores entre as mãos do bebê. Quando ele os apertar, pegue nas suas mãozinhas e impulsione para elevar o tronco. O bebê vai aumentar pouco a pouco a força e vai tentar levantar seu próprio corpo. Mantenha-o elevado por alguns segundos e, em seguida, volte a apoiá-lo com delicadeza.
  • Coloque o bebê de costas e segure seus pés. Alterne os movimentos segurando uma perna esticada e levando a outra ao peito dele. Repita esse movimento três vezes com cada perna e deixe o bebê descansar antes de repetir o exercício.

De 6 a 12 meses

  • Quando o bebê estiver deitado de costas, segure nos antebraços e o coloque sentado mantendo as costas eretas. Segure-o por alguns segundos e, em seguida, deixe-o voltar à posição inicial. Repita o exercício quatro vezes.
  • O exercício que é comumente conhecido como “bicicleta” também é adequado para os pequenos dessa idade. Deite-o sobre as costas, segure os pezinhos e simule o movimento que as pernas fazem ao pedalar.

 

Veja também: Quando começar a escovar os dentes do bebê

A BabyBoo é uma linha de fraldas infantis da SEPAC, que procura levar mais conforto e segurança para seu bebê, todos os dias e em todas as fases.

Acesse nosso site: www.linhababyboo.com.br

1 comentário

  • Maria Ivoneide Guimarães Alves

    janeiro 08, 01 2019 04:48:19

    Gostei. Vou fazer com meu bebê de 11meses para ele andar logo e fala também

Deixar um comentário