Fraldas Infantis BabyBoo  Blog

28. maio 2020

Para que serve o cordão umbilical?

Para que serve o cordão umbilical?

Composto por duas artérias, uma veia e envolvido por uma substância chamada geleia de Wharton, o cordão umbilical é uma estrutura física que une o bebê à mãe durante a vida uterina. Suas duas pontas, uma ligada ao umbigo do feto e a outra à região central da placenta servem para garantir o acesso a todos os nutrientes que a criança precisa para crescer e viver. Além disso, o cordão mede cerca de 50 cm de comprimento e 2 cm de diâmetro.

Entre a oitava e a décima semana de gravidez, já é possível enxergar o cordão e, a partir daí, ele passa a ser observado a cada ultrassom porque o seu desenvolvimento sinaliza a vitalidade da placenta e do bebê.

“É possível observar o grau de maturação do tecido no decorrer da gravidez, mas a melhor maneira de saber se ele [o cordão] está cumprindo sua função é por meio da avaliação do fluxo sanguíneo do cordão”, assegura o obstetra Mário Burlacchini, coordenador de Medicina Fetal do Fleury Medicina e Saúde (SP).

Por isso, quando a mulher alcança a 28ª semana de gestação, é feito um exame chamado dopplervelocimetria das artérias umbilicais: “Alterações nesse teste sinalizam problemas como má oxigenação do bebê, um dos sinais de sofrimento fetal”, explica Burlacchini.

cordão umbilical - SEPAC

Entretanto, um pouco antes desse exame, na 20ª semana, durante o ultrassom morfológico, o médico já verifica se existem os três vasos sanguíneos que formam o cordão (duas artérias e uma veia). Em algumas gestações, apenas uma artéria se forma e isso não interfere no desenvolvimento da gravidez. Mas, às vezes, isso pode estar interligado a malformações fetais.

Para analisar outros aspectos e desconsiderar possíveis alterações nessa estrutura tão importante, é possível realizar um ecocardiograma fetal. Além disso, alguns minutos depois do nascimento do bebê, é prática comum o pediatra checar o número de vasos sanguíneos após o corte, como forma de se certificar que o cordão desempenhou bem o seu papel.

Durante a gestação, tanto o oxigênio como os nutrientes essenciais para a evolução do feto passam do sangue materno para a criança através do cordão umbilical e da placenta. Portanto, essa estrutura que conecta o bebê à mãe é fundamental para o desenvolvimento.

Leia também: Sinais da gravidez de gêmeos

A BabyBoo é uma linha de fraldas infantis da SEPAC, que procura levar mais conforto e segurança para seu bebê, todos os dias e em todas as fases.

Acesse nosso site: www.linhababyboo.com.br

Deixar um comentário