Fraldas Infantis BabyBoo  Blog

22. março 2019

Como criar uma rotina para a hora de dormir

Como criar uma rotina para a hora de dormir

Criar uma rotina para a hora de dormir ajuda o bebê a entender que é momento de descansar e ir para a cama. Por isso, selecionamos dicas de como estabelecer hábitos que ajudarão nessa tarefa. Confira!

Por que criar uma rotina antes de dormir?

O objetivo é ensinar o bebê a adormecer sozinho. Quando ele despertar no meio da noite, precisará voltar a dormir, e esse processo será mais fácil se a criança conseguir fazer isso sem a sua ajuda.

Quando começar?

Você pode começar a criar essa rotina desde o nascimento do bebê, pois quanto antes colocá-la em prática, mais facilmente a criança vai se acostumar com ela.

É muito importante que a rotina seja agradável, para que o pequeno fique relaxado e durma tranquilamente.

Ideias de rotina

  • Brincadeiras
Brincadeiras para a hora de dormir - BabyBoo

Você pode fazer brincadeiras e atividades que demandem bastante energia, assim a criança ficará cansada e o sono virá com facilidade. Mas, depois disso, faça alguma coisa mais calma, como dar banho ou contar uma história.  

  • Banho relaxante

O banho é ótimo para a rotina noturna, pois o contato com a água morna deixa a criança relaxada e pronta para ir para a cama. Uma estratégia muito boa é o banho de balde, que traz diversos benefícios ao bebê.

  • Massagem
Massagem para a hora de dormir - BabyBoo

Depois do banho, aproveite para fazer massagem no pequeno. Utilize um hidratante para bebês e faça movimentos suaves.

  • Higiene e bem-estar

Se você costumar dar banho no bebê mais cedo, pode aderir ao hábito de fazer a higiene bucal e vestir pijama no pequeno logo antes de dormir. Essas tarefas farão ele entender que está chegando a hora de descansar.

  • Conversar

A hora de dormir é um bom momento para conversar com o bebê. Mesmo que ele ainda não entenda, vai adorar passar um tempo com o papai e a mamãe contando sobre como foi o seu dia, por exemplo.

  • Histórias

Além de conversar com a criança, você pode contar histórias. Isso vai ajudar o seu filho a desenvolver as habilidades linguísticas. O ideal é estabelecer o tempo dessa atividade em vez de ler até ele pegar no sono, assim o bebê aprenderá a adormecer sozinho.

  • Músicas
Músicas para a hora de dormir - BabyBoo

Você pode acalmar o bebê com canções de ninar, música clássica ou outro estilo que ele goste, mas que não o deixe agitado. É possível cantar algumas músicas com ele no colo, em seguida colocá-lo no berço ainda acordado e cantar mais um pouco. Ou, se preferir, colocar músicas no aparelho de som e deixar tocando depois que você sair do quarto. Conheça alguns aplicativos que podem ajudar o bebê a dormir.

Veja também: Qual é a melhor posição para o bebê dormir

A BabyBoo é uma linha de fraldas infantis da SEPAC, que procura levar mais conforto e segurança para seu bebê, todos os dias e em todas as fases.

Acesse nosso site: www.linhababyboo.com.br

1 comentário

Deixar um comentário