Fraldas Infantis BabyBoo  Blog

09. julho 2020

Como criar uma rotina para as crianças em casa

Como criar uma rotina para as crianças em casa

Em meio ao cenário atual de pandemia, em que se indica o distanciamento social, muitas empresas autorizaram o trabalho via home office, ao mesmo tempo que creches e escolas estão com as aulas temporariamente suspensas.

Com pais e filhos juntos em casa por mais tempo que o habitual, é necessário ter muita disciplina para que as crianças não percam o ritmo escolar. Uma das alternativas é organizar uma rotina com atividades diárias, desta forma, a adaptação durante este período se tornará mais natural. No post de hoje, separamos algumas dicas de como criar hábitos para as crianças em casa. Leia:

Organização

As crianças não possuem a mesma noção de tempo que os adultos, por isso, os pais precisam conversar diariamente com os filhos para definir o que acontecerá no dia seguinte. Uma forma divertida de proporcionar a sensação de que as tarefas estão sendo cumpridas é sinalizando cada item como “feito”, sempre que algo for finalizado.

Outra dica para exercitar a organização com os pequenos é desenvolver um cronograma visual com desenhos, cores e recortes, para facilitar a compreensão das atividades.

Baixe e imprima o Cronograma BabyBoo:

BabyBoo Tabela Rotina Bebê - SEPAC

Atividades escolares

Proponha atividades parecidas com as da escola, assista a vídeos, visite museus virtuais, faça pequenos experimentos científicos, leia em voz alta, escreva cartas, estimule a criatividade. O mais importante é manter as crianças interessadas. Para aumentar a concentração, uma dica é criar o cantinho do estudo, desta forma aprender se torna mais atrativo.

atividades escolares - SEPAC

Sono

Para um dia cheio de atividades, é necessário ter disciplina, energia e uma boa noite de sono. Assim, defina o melhor horário para a criança dormir e acordar.

Atenção às telas

É necessário continuar atento ao tempo que as crianças permanecem com celulares, computadores e tablets, para que o uso seja limitado e mais produtivo. Você pode aproveitar o momento para assistir a vídeos relacionados aos temas escolares, auxiliando na explicação e no aprendizado.

rotina infantil - SEPAC

Faça intervalos

Como a noção de tempo e espaço é diferente para os pequenos, manter a criança concentrada pode ser custoso. Por isso, a ideia é intercalar atividades com pequenos intervalos. Movimentar-se, fazer um lanche, ir ao banheiro ou assistir a um vídeo divertido podem ser formas de realizar pausas durante o dia.

Adaptar-se a uma nova rotina é um processo diário e requer organização, tempo, disciplina e paciência. Por isso, procure, como for possível, fazer deste um momento de aprendizado, união e muito amor.

Leia também: O que é a primeira infância?

A BabyBoo é uma linha de fraldas infantis da SEPAC, que procura levar mais conforto e segurança para seu bebê, todos os dias e em todas as fases.

Acesse nosso site: www.linhababyboo.com.br

Deixar um comentário