Fraldas Infantis BabyBoo  Blog

03. janeiro 2020

O que são os objetos transicionais?

O que são os objetos transicionais?

Os objetos transicionais são bastante comuns na primeira infância e têm um papel muito importante para o desenvolvimento emocional da criança. Saiba mais na matéria.

O que são?

O pediatra e psicanalista Donald Woods Winnicott definiu os objetos transicionais como aqueles utilizados pelas crianças para suprir a ausência materna. Uma cobertinha, um bichinho, um brinquedo: eles são o elo entre o mundo interno e externo do pequeno, e funcionam como “extensão” do próprio corpo da criança.

Características dos objetos transicionais

A partir do momento que a criança entende que em alguns momentos a mãe estará ausente, tende a buscar em um objeto o apoio e o conforto que precisa. O objeto transicional acalma a criança a respeito dessa mudança, para que ela possa lidar bem com a falta da mãe.

É importante que o objeto atravesse todas as fases iniciais da vida da criança, pois é assim que ela irá desenvolver sentimentos neutros e construtivos. 

A escolha da naninha é pessoal e só pode ser feita pelo seu filho. Até um cheiro ou um som podem se tornar o objeto de transição do seu pequeno. Em alguns casos, os pais nem percebem qual é o item escolhido.

Nem toda criança tem objeto de transição

O objeto transicional ajuda o bebê a se sentir seguro e a lidar com a descoberta do mundo que o cerca. Porém, algumas crianças podem não sentir necessidade desse vínculo, e isso é perfeitamente normal.

Desenvolvimento psíquico

De modo geral, o objeto de transição tranquiliza o bebê nos momentos de separação da mãe, além de marcar uma fase importante da evolução psíquica, pois o bebê passa a desenvolver criatividade, imaginação, cognição e afetividade.

Objetos transicionais - BabyBoo

Deve-se lavar o objeto transicional?

O cheiro do item costuma remeter à mãe e isso deve ser respeitado. Assim, lave-o apenas quando necessário ou se representar algum risco para a criança.

Quando retirar o objeto transicional da criança?

O ideal é que a mãe permita que o objeto exista na vida da criança pelo tempo que ela precisar, até que naturalmente perca o interesse.

Veja também: Dicas para encantar as crianças com histórias infantis

A BabyBoo é uma linha de fraldas infantis da SEPAC, que procura levar mais conforto e segurança para seu bebê, todos os dias e em todas as fases.

Acesse nosso site: www.linhababyboo.com.br

Deixar um comentário