Fraldas Infantis BabyBoo  Blog

01. abril 2019

Benefícios das artes marciais para crianças

Benefícios das artes marciais para crianças

A prática de artes marciais pode trazer muitos benefícios para as crianças, pois estas atividades exigem disciplina e determinação. Confira na matéria!

Tipos de artes marciais

As artes marciais mais populares no Brasil são:

  • Judô: de origem japonesa, o judô tornou-se um esporte olímpico com um sistema de graduação por cores de faixa. Essa arte marcial tem o objetivo de projetar o oponente, ocasionando uma queda que somará pontos.
  • Kung Fu/Wushu: essa luta chinesa possui mais de 400 estilos. É considerada a mãe de todas as artes marciais. Alguns dos estilos se baseiam nos movimentos característicos de animais, como garça, águia, tigre branco, entre outros.
  • Muay Thay: conhecida também como a “arte das oito armas”, essa luta foi desenvolvida para repelir invasores das aldeias tailandesas. São usados os punhos, cotovelos, joelhos e canelas em ataques e defesas.
  • Taekwondo: o desenvolvimento dessa arte marcial vai além da parte física dos seus participantes. Há também diversas regras e ensinamentos a serem respeitados dentro e fora do ambiente de treinamento.
  • Jiu-jítsu brasileiro: luta derivada da arte marcial japonesa Jujutsu, em que se faz o uso de alavancas para imobilizar o oponente numa luta que se passa estritamente no chão.

Benefícios físicos

Benefícios das artes marciais - BabyBoo

Um dos objetivos das artes marciais é ensinar métodos de defesa pessoal e oferecer o conhecimento de como cair ou escapar de contato físico de uma maneira segura, a fim de diminuir o risco de lesões em outros esportes. A prática também ajuda na redução do peso, tonificação muscular e aumento da resistência cardiovascular.

O judô, por exemplo, melhora os níveis de equilíbrio, coordenação e flexibilidade e queima cerca de 300 calorias por combate. Já o Kung Fu é uma das artes marciais que mais trabalham a disciplina, utilizando posturas baixas e bloqueios potentes que proporcionam um treinamento completo do corpo.

As artes marciais, em geral, podem nos ajudar a melhorar nossa capacidade pulmonar e respiratória, fazendo com que nosso corpo se oxigene de maneira eficiente. Além disso, força, flexibilidade, rapidez, equilíbrio, elasticidade e resistência são algumas das capacidades físicas que podem ser desenvolvidas com a prática dessas atividades.

Benefícios sociais

Benefícios das artes marciais_crianças - BabyBoo

A Associação Britânica de Artes Marciais ressalta que para dominar uma técnica é preciso usar o corpo e a mente. Assim, as artes marciais também desenvolvem características sociais e emocionais, como autoconfiança, respeito e disciplina. A criança que pratica uma luta deve atender às instruções do seu mestre, manter seu uniforme limpo e ser pontual, respeitosa e compassiva. Além disso, os praticantes tendem a ser pessoas seguras e com boa autoestima, pois a atividade os incentiva a aperfeiçoar sua técnica e conquistar metas. 

São muitos os benefícios que as artes marciais podem trazer para as crianças. A prática desde cedo colabora para um desenvolvimento saudável do pequeno.

Veja também: Motivos para fazer caminhadas com as crianças

A BabyBoo é uma linha de fraldas infantis da SEPAC, que procura levar mais conforto e segurança para seu bebê, todos os dias e em todas as fases.

Acesse nosso site: www.linhababyboo.com.br

Deixar um comentário