Fraldas Infantis BabyBoo  Blog

15. abril 2019

Testes que o recém-nascido deve fazer antes de ir para casa

Testes que o recém-nascido deve fazer antes de ir para casa

Logo após o nascimento, ainda na maternidade, o bebê precisa passar por alguns exames que garantem seu desenvolvimento saudável. Os chamados “testes de maternidade” são simples, indolores e fundamentais para a criança.

Existem oito exames principais, mas nem todos são obrigatórios no Brasil inteiro, apesar de serem tão importantes quanto outros garantidos por lei.

Confira quais são os “testes de maternidade” e qual a função de cada um.

Teste de Apgar

O teste é realizado entre o primeiro e o quinto minuto de vida do bebê e tem o objetivo de avaliar a vitalidade da criança, por meio da respiração, da frequência cardíaca, da medição de reflexos, do tônus muscular e da cor da pele. Em cada uma dessas categorias, o bebê recebe notas que determinam se ele precisa de algum cuidado especial antes de ir para casa.

Teste do Pezinho

Teste do Pezinho - BabyBoo

Este é o teste mais conhecido, obrigatório em todo o país. Pode ser realizado em até 48 horas após o nascimento do bebê e consiste na retirada de uma amostra de sangue do calcanhar. Este exame é capaz de detectar enfermidades, para que sejam tratadas o quanto antes.

Tipagem sanguínea

A partir da amostra de sangue coletada para o Teste do Pezinho, também é realizada uma avaliação que determina a tipagem sanguínea do bebê.

Teste da Linguinha

O Teste da Linguinha é obrigatório e deve ser feito nas primeiras 24 horas de vida do bebê, para avaliar o freio lingual. O médico observa o recém-nascido no momento da amamentação, analisando suas características anatômicas da língua e da sucção.

Teste do Coraçãozinho

Este teste, também obrigatório, avalia a saúde do coração do bebê. Nas primeiras 24 horas após o nascimento, com o auxílio de um oxímetro capaz de detectar a quantidade de oxigênio no sangue do bebê, o pediatra verifica se o pequeno tem alguma patologia congênita no coração.

Triagem auditiva

Teste de triagem auditiva - BabyBoo

Este teste deve ser realizado por um fonoaudiólogo até o terceiro dia de vida do bebê. O profissional coloca um aparelho que emite estímulos sonoros para verificar como a criança reage.

Teste do Olhinho

Este exame consiste na projeção de um feixe de luz vermelha sobre os olhos do bebê para verificar a saúde ocular dele. O teste pode ser realizado na primeira semana de vida da criança, preferencialmente nas primeiras 48 horas.

Teste do Quadril

Também chamado de Teste de Ortolani, este procedimento é realizado por um pediatra neonatal, que realiza manobras específicas nas pernas e no quadril para verificar se não há nenhuma anormalidade.

Veja também: A importância da vacinação dos bebês

A BabyBoo é uma linha de fraldas infantis da SEPAC, que procura levar mais conforto e segurança para seu bebê, todos os dias e em todas as fases.

Acesse nosso site: www.linhababyboo.com.br

Deixar um comentário