Fraldas Infantis BabyBoo  Blog

08. setembro 2020

5 dicas para quem está tentando engravidar

5 dicas para quem está tentando engravidar

A decisão de aumentar a família é um momento importante para o casal, sendo fundamental planejar-se para esta nova etapa que está por vir. Mas, para muitos, engravidar não é uma tarefa fácil e o processo pode ser lento, se estendendo até mesmo por anos.

Para que se possa ter uma ideia, casais perfeitamente saudáveis e férteis possuem apenas 25% de chance de conceber durante cada ciclo menstrual da mulher. Mas existem algumas medidas que podem contribuir para o aumento da taxa de fertilidade. Separamos cinco dicas para quem está tentando engravidar.

1. Marcar uma consulta com um médico especialista

Para quem busca engravidar, uma dica importante é realizar uma consulta com um médico especialista, clínico geral ou ginecologista. Através de exames complementares, o profissional irá avaliar o estado de saúde da mulher e poderá indicar o melhor tratamento para cada caso.

Além disso, a partir da primeira consulta, o profissional poderá fazer sugestões, como indicar vitaminas pré-natal ou ácido fólico, que podem ajudar na concepção.

2. Adotar hábitos saudáveis

As chances de engravidar são superiores quando a mulher tem hábitos saudáveis no dia a dia. Algumas substâncias, como a cafeína, álcool e cigarro podem influenciar diretamente no organismo da mulher. Já exercícios físicos, visitas regulares ao médico e uma alimentação balanceada contribuem para a fertilidade, bem como evitar ficar acima ou abaixo do peso.

3. Ter relações durante o período fértil

O período fértil da mulher ocorre exatamente no meio do ciclo menstrual e dura em média seis dias. Como calcular?

O ciclo menstrual está compreendido entre o primeiro dia da menstruação e o da menstruação seguinte. Habitualmente, dura 28 dias, mas pode variar de 21 a 35 dias. Assim que souber a duração do seu ciclo menstrual, subtraia 14 deste número. Por exemplo: se uma mulher tem um período menstrual de 30 dias, irá calcular 30 – 14 = 16. Assim, sua ovulação deve ocorrer no 16º dia após o início da menstruação.

Como período fértil é o intervalo de seis dias que acaba no dia da ovulação, pegue a data obtida no passo acima e conte cinco dias para trás para saber o início de seu período fértil. Voltando ao nosso exemplo: 16 – 5 = 11. Dessa forma, o período fértil, neste caso, ocorre entre o 11º e o 16º dias do ciclo menstrual.

dicas gravidez - SEPAC

4. Diminua o estresse

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, a tensão e o estresse estariam por trás do insucesso de mais de 200 mulheres analisadas, todas na faixa dos 18 aos 40 anos, que tentaram engravidar. O corpo da mulher sob influência do estresse produz o hormônio alfa-amilase, que em taxas elevadas desestimula a capacidade reprodutiva.

5. Cuidados do parceiro que auxiliam na fertilização

Os homens possuem papel fundamental durante o processo de fertilização e algumas dicas podem garantir um espermatozoide forte e saudável:

  • Evite saunas e banhos muito quentes
  • Evite fumar
  • Insira no cardápio alimentos ricos em zinco, ácido fólico, cálcio e vitaminas C e D
  • Evite bebidas alcoólicas
  • Visite o médico regularmente. Exames complementares podem determinar o potencial reprodutivo do homem e investigar, se houver, as dificuldades que o casal apresenta para engravidar

Leia também: Sinais da gravidez de gêmeos

A BabyBoo é uma linha de fraldas infantis da SEPAC, que procura levar mais conforto e segurança para seu bebê, todos os dias e em todas as fases.

Acesse nosso site: www.linhababyboo.com.br

Deixar um comentário