Fraldas Infantis BabyBoo  Blog

06. dezembro 2019

Aprenda a calcular o período fértil

Aprenda a calcular o período fértil

Quando o casal tem planos de aumentar a família, saber calcular o período fértil é essencial. Confira na matéria.

Como calcular

1. Descubra quanto tempo dura o seu ciclo menstrual. O período entre o primeiro dia da menstruação e da seguinte é o seu ciclo menstrual. Habitualmente, dura 28 dias, mas pode variar de 21 a 35 dias.

2. Assim que souber a duração do seu ciclo menstrual, subtraia 14 deste número para descobrir o dia da sua ovulação.

3. O período fértil é o intervalo de seis dias que acaba no dia da ovulação. Portanto, a partir do dia calculado no passo 2, conte cinco dias retroativos e você saberá seu período fértil.

Por exemplo, uma mulher que tem um ciclo de 28 dias terá a ovulação no 14º dia do ciclo, e seu período fértil será, portanto, entre o 9º e o 14º dia.

Período fértil irregular

Período Fértil - BabyBoo

O ciclo menstrual é dividido em duas fases: folicular, momento em que os folículos ovarianos se desenvolvem; e lútea, quando o corpo se prepara para uma possível gravidez. Esses dois períodos são separados pela ovulação.

Enquanto a fase folicular varia conforme cada mulher, a fase lútea sempre dura duas semanas, por isso são utilizados os 14 dias para se descobrir o período fértil.

Quando o intervalo de uma menstruação para outra é irregular, monitore o tempo de duração dos três últimos ciclos menstruais, calcule a média e siga o passo a passo anterior para descobrir o seu período fértil.

Em caso de dúvidas, é muito importante que o casal converse com um médico especialista para fazer o acompanhamento.

Veja também: Como preparar o seu corpo para a gravidez

A BabyBoo é uma linha de fraldas infantis da SEPAC, que procura levar mais conforto e segurança para seu bebê, todos os dias e em todas as fases.

Acesse nosso site: www.linhababyboo.com.br

1 comentário

Deixar um comentário