Fraldas Infantis BabyBoo  Blog

11. fevereiro 2020

Com quantos meses a barriga da futura mamãe aparece?

Com quantos meses a barriga da futura mamãe aparece?

O período em que a barriga da gestante passa a crescer é muito aguardado. As futuras mamães se olham mais ao espelho de maneira amorosa, pois o bebê dá seus primeiros sinais de crescimento. Você sabe com quantos meses de gestação isso acontece? Entenda quando a barriga da gravidez começa a aparecer.

O tempo é o mesmo para todas as mães?

No geral, a barriga da mamãe começa a despontar entre a 16ª e a 20ª semana, equivalentes ao quarto e ao quinto mês de gravidez, respectivamente. Mas esse tempo varia de acordo com a estrutura do corpo de cada mulher, se ela está gestando apenas uma criança ou gêmeos e, até mesmo, se a futura mamãe faz exercícios físicos.

Se a mulher já esteve grávida alguma vez, a barriga pode aparecer antes, mais ou menos na 12ª semana. Isso acontece porque a musculatura da pélvis e do útero se distende com mais facilidade a partir da segunda gestação.

A barriga chega ao tamanho máximo no oitavo mês de gravidez, e no nono mês pode reduzir, já que ocorre a descida e o encaixe da criança na pelve materna.

O que influencia o tempo de aparecimento da barriga?

Os hábitos de vida da gestante podem influenciar em relação a quando a barriga da gravidez começa a aparecer. Mulheres com o quadril mais largo têm mais espaço para a distensão uterina, por isso, podem demorar a notar o crescimento da barriga. Já mulheres mais magras e com compleição física pequena notam esse crescimento mais rapidamente, pois têm musculatura do abdômen menor e, consequentemente, menos espaço para a distensão uterina. Já no caso de mulheres que fazem musculação, a barriga pode demorar um pouco mais a aparecer, porque a musculatura do abdômen está tonificada e mais definida, o que faz a distensão uterina não ser notada tão facilmente.

Barriga maior = bebê maior?

É um mito considerar que barrigas maiores acomodam bebês grandes. Uma barriga pode ser grande simplesmente por conter mais líquido amniótico. Em gestações gemelares, a barriga tende a ser maior, mas isso não é uma regra.

Com quantos meses a barriga aparece - BabyBoo

Como ocorre o crescimento inicial?

À medida que o bebê se desenvolve, o útero se expande e se projeta para a frente, desprendendo-se do osso da pélvis, localizado abaixo do umbigo. Por isso, essa é a primeira área a aumentar de volume e ficar mais durinha. Essa mudança é inicialmente notada apenas pela gestante. Conforme o crescimento do bebê se acentua, a barriga passa a ser percebida por outras pessoas, usualmente a partir do quarto ou quinto mês.

Não há um período definido para todas as mulheres sobre quando a barriga começa a aparecer. Lembre-se de fazer o acompanhamento pré-natal regularmente para uma gestação saudável e tranquila, e aproveite muito cada momento especial desse período tão aguardado.

Veja também: Filmes e documentários para aprender mais sobre a gestação e a vida do bebê

A BabyBoo é uma linha de fraldas infantis da SEPAC, que procura levar mais conforto e segurança para seu bebê, todos os dias e em todas as fases.

Acesse nosso site: www.linhababyboo.com.br

Deixar um comentário